Série Ansiedade. #3 A felicidade são momentos?


O #potencial humano é a capacidade transversal de sentirmos espanto pelos detalhes do mundo, quando este nos acontece. o espanto abre a curiosidade infantil de saber mais e explorar. Consequentemente aprender. Construção pela curiosidade.


Todos estes momentos podem ser vividos com curiosidade, #motivação e entusiasmo da aprendizagem per si, ou como uma construção cuidada. Se pensarmos que há poucos anos a população portuguesa não era uma maioria alfabetizada. E agora temos acesso a tanta formação e informação que nos é difícil escolher. Escolher mal. Escolher é difícil. Pode ser sentido como uma perda. No entanto, aprender é adquira conhecimento. Não me refiro a acumular informação. Refiro-me a absorver o que me faz falta para me alimentar e reforçar o meu conhecimento individual, relacional e do mundo.


#Conhecimento pode transformar-se em #sabedoria. #Humaniza-nos.

O conhecimento e a sabedoria são o que nos humaniza e nos lembra como um espelho quem somos e nos devolve esperança e tranquilidade. A sabedoria é o que nos caracteriza e distingue.


O conhecimento transforma-se em sabedoria, que em momentos de crise, abre a possibilidade de se transformar e respostas eficazes e criativas perante as crises da vida. E mais uma vez, são estas crises, e a capacidade de experimentar e arriscar resolvê-las, que nos humaniza e fortalece o músculo do auto-conhecimento. Conheço-me através do que já fiz, do meu percurso, e sei do que sou capaz.


É nos momentos de aprendizagem por curiosidade e motivação, e nos momentos de construção que ganhamos momentos felizes. o momento em que preencho com acção, com história. Construção pela curiosidade e pelo espanto na contemplação à nossa volta, do mundo e das pessoas.


Penso que é fulcral abordar o tema do valor intrínseco. É um valor que segue uma natureza interna de curiosidade e motivação pessoal. É alimentar um interesse e experimentar.


Tudo o que tem valor, tem um valor instrínseco.

O que vale mais para cada um de nós, tem valor por si mesmo, e não por aquilo que posso ganhar ou obter com isso. Por exemplo, a bondade tem um valor instrínseco em si ligado à justiça.

#murronoestomago #ansiedade #psicoterapia #psicologia #panico #depressão #potencialhumano #valores #autoconhecimento

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo