porquê Psicoterapia?

O que é a Psicoterapia?

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube
  1. PORQUÊ UMA PSICOTERAPIA? O QUE MUDA?

 

Uma Psicoterapia não tem como objectivo primordial uma mudança total. Aliás, numa primeira instância é fundamental a aceitação de si próprio. Contudo, existem mecanismos de defesa ineficazes, problemas de comunicação que se tornam dolorosos, e sentimentos de abandono e solidão que advêm das relações pessoais. Diversas situações geram comportamentos auto-destrutivos, uma vez que não os mecanismos de defesa ineficazes não cumprem seus desígnios.

 

As mudanças operam ao nível da optimização das defesas eficazes. 

Ganhar flexibilidade de pensamento e foco no desenho e na construção pessoal de projectos intrínsecos, de acordo com os valores individuais. Espera-se um alinhamento realista construtivo, através da reflexão e descoberta de si.

 

A coerência, consistência e organização perante um foco, podem funcionar como uma bússola orientadora. 

 

Daí, a Psicoterapia, com o devido compromisso e entrega, ser tão eficaz a longo prazo.

 

------

 

O QUE É A CONSULTA DA EMPATIA?

A empatia é fundamental no processo terapêutico e depende de inúmeros fatores que se sentem e se desenham numa primeira impressão. A 1ª consulta é uma experiência de decisões para poder definir um projeto terapêutico. Colocar as questões necessárias para uma tomada de decisão. Identifico-me com este projeto? Preciso deste projeto para o meu sucesso pessoal, emocional e profissional? Faz sentido esta metodologia?

 

O QUE SÃO CONSULTAS DE CONTINUIDADE?

 

São consultas de 45 minutos, com uma regularidade semanal ou quinzenal, com o intuito de criar um espaço único e seguro, sem julgamentos ou preocupações. Um espaço só para si e para a sua recriação. 



 

O QUE É UMA PSICOTERAPIA?

 

A psicoterapia é um diálogo profissional focado no aumento da autoconsciência e do bem-estar mental, emocional e relacional.  

 

Quando a pessoa está numa encruzilhada, precisa de alguma orientação e sente dor. É necessário pedir ajuda. 

 

A pesquisa indica que entre 30-50% dos adultos experimentam profunda dificuldade emocional em algum momento de sua vida, e o bom senso leva-nos a pedir ajuda a um profissional.

 

Sabemos que existem muitas dúvidas sobre a doença mental, e que cada um de nós passa por momentos mais dolorosos e desorganizadores durante a vida. Na desorganização, tendemos a ter pensamentos e comportamentos menos construtivos e mais impulsivos - agressivos.

 

A linguagem é organizadora do pensamento, das emoções e promove uma maior reflexão sobre os comportamentos. A linguagem e a relação terapêutica abrem maiores e melhores possibilidades de reencontrar uma melhor versão de si próprio, quer individualmente em termos de projectos pessoais e maior consciência de si, quer nas relações interpessoais nas diferentes áreas que cada um se desloca.


 

UMA PSICOTERAPIA É EFICAZ?

 

A Psicoterapia é eficaz: as pessoas geralmente têm menos sintomas emocionais negativos ou destrutivos, e experimentam uma melhor flexibilidade, alívio e consistência. 

Os efeitos da mudança são duradouros: as pessoas que fazem psicoterapia continuam a melhorar e prosperar após o término da terapia.

Vivemos numa era dominada pela medicação. Os sintomas são tratados. No entanto, sem mudanças efetivas personalizadas, os sintomas voltam.

 

Com um terapeuta eficaz, a ciência mostra que a psicoterapia funciona ainda melhor a longo prazo e é mais duradoura do que a medicação.

 

Há um esforço crescente dos psicólogos e da APA para mudar atitudes e fazer da psicoterapia um tratamento de primeira linha. Com as diretrizes de tratamento baseadas em evidências em desenvolvimento e a mudança para uma declaração oficial da APA sobre a eficácia da psicoterapia, um dia a medicação pode perder sua participação no mercado para a psicoterapia.

 

Resolução da Associação de Psicologia Americana APA sobre a eficácia da Psicoterapia:

https://www.apa.org/about/policy/resolution-psychotherapy


 

COMO É UM PSICOTERAPEUTA?

 

Tem um conjunto sofisticado de habilidades interpessoais. 

Constrói a confiança, compreensão e crença do cliente. 

Tem uma aliança com o cliente. 

Tem uma explicação aceitável e adaptativa da condição do cliente. 

Tem um plano de tratamento e permite que seja flexível. 

Monitora o progresso do paciente. 

Oferece esperança e otimismo realista. 

Está ciente das características do cliente no contexto. 

É reflexivo. 

Baseia-se nas melhores evidências de pesquisa. 

Melhora continuamente por meio do desenvolvimento profissional.

 

 

O QUE É UM PROCESSO TERAPÊUTICO?

 

Um Processo Terapêutico é uma caminhada a dois, preenchida de momentos de conforto e alguns de desconforto. É um diálogo que reescreve uma história de vida e a restaura. É um relembrar ao ouvido de um passado que dói mas não lembra. É um resgate do mais simples lugar perdido no tempo e na verdade. Resgate da esperança. É uma arte de alquimia que transforma a dor em esperança, fragilidade em força. Muda a perspetiva, alivia sintomas e reestrutura a visão. 


 

PROBLEMAS E SINTOMAS TRABALHADOS EM PSICOTERAPIA:

 

  • dificuldades em lidar com a vida diária; 

  • o impacto de trauma, doença médica ou perda, como a morte de um ente querido; 

  • e transtornos mais específicos como a Bipolaridade, Personalidade Borderline, Dependências (Alcoolismo, Toxicodependência, Obesidade e Jogo)

 

  • Depressão ou Ansiedade. 

 

QUE TIPOS DE PSICOTERAPIA EXISTEM?

 

Existem vários tipos diferentes de psicoterapia e alguns tipos podem funcionar melhor com determinados problemas ou questões. A psicoterapia pode ser combinada com medicamentos ou outras terapias.

 

 

A PSICOTERAPIA FUNCIONA?

 

A pesquisa mostra que a maioria das pessoas que recebem psicoterapia experimentam alívio dos sintomas e são mais funcionais no seu dia a dia e no geral. Cerca de 75% das pessoas que iniciam a psicoterapia reflectem mudanças na resolução de conflitos e na tomada de consciência de si próprios, nas diversas áreas e relações pessoais. 

 

 A psicoterapia demonstrou criar um impacto benéfico no reconhecimento de as emoções e  na coerência de comportamentos, associados a mudanças positivas, tanto ao nível do pensamento como ao nível do bem-estar físico. A dor sente-se no corpo. 

 

Com esforço, colaboração e confiança, seja honesto ou honesta, e faça um compromisso consigo próprio. Um foco, uma caminhada de encontro 


 

COMO FUNCIONA UMA SESSÃO DE TERAPIA?

 

Uma sessão de terapia pode ser conduzida em um ambiente individual, familiar, de casal ou grupo num espectro que tem início nas crianças até aos idosos. As sessões geralmente são realizadas uma vez por semana, ou quinzenalmente, para que se reflicta algum efeito mais visível.

 

Tanto o paciente quanto o terapeuta precisam estar ativamente envolvidos na psicoterapia. A confiança e o relacionamento entre uma pessoa e seu terapeuta são essenciais para trabalhar juntos de forma eficaz e se beneficiar da psicoterapia.

 

A psicoterapia pode ser de curta duração (algumas sessões), lidando com questões imediatas, ou de longo prazo (meses ou anos), lidando com questões antigas e complexas. Os objetivos do tratamento e os preparativos para a frequência e a duração dos encontros são planejados em conjunto pelo paciente e pelo terapeuta.

 

A confidencialidade é um requisito básico da psicoterapia. Além disso, embora os pacientes compartilhem sentimentos e pensamentos pessoais, o contato físico íntimo com um terapeuta nunca é apropriado, aceitável ou útil.